sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


DISCIPLINA DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO-MATERNA

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ


No ano 2007-2008, a Escola Secundária Jaime Moniz contava com 142 alunos provenientes de diferentes países, essencialmente de Inglaterra, África do Sul, França e Venezuela.

Assim, dando cumprimento ao Despacho 30/2007 do Ministério de Educação, foi pedido, em Outubro, aos professores de Português L1 da nossa escola que identificassem, nas respectivas turmas, os alunos que não dominam a língua portuguesa.

Os docentes fizeram esse estudo e foram seleccionados apenas treze alunos. Os restantes já tinham chegado a Portugal há mais tempo e muitos tinham feito o ensino básico na Madeira. Eram essencialmente filhos de emigrantes.

A estes treze meninos foi realizado um diagnóstico oral e escrito. Os restantes não foram abrangidos pelo PLNM pelo facto de acompanharem perfeitamente o currículo nacional e demonstrarem um nível de proficiência linguística equivalente ao B2.

Assim, após a constituição do retrato da população escolar da Escola Secundária Jaime Moniz que não tem o português como língua-materna, foi criada, em Outubro de 2007, a Disciplina de PLNM.

Na nossa escola, foi essencialmente dirigida a alunos estrangeiros que integram o sistema educativo português e que não dominam a língua de escolarização e a alunos portugueses ou de ascendência portuguesa, provenientes de países cuja língua oficial não é o Português e que não dominam a língua de escolarização;

Para o Nível de Iniciação da disciplina de PLNM, foram criados materiais didácticos pela docente Carla Rodrigues, com vista ao cumprimento de conteúdos programáticos equivalentes ao do programa do Currículo Nacional.

Refira-se que no ano lectivo 2007-2008, o trabalho desenvolvido não teve ainda por base as orientações programáticas de PLNM, apenas homologadas em Abril de 2008 pelo Ministério de Educação.

As alunas da Iniciação (inicialmente duas e depois uma apenas) trabalharam essencialmente com o Portefólio (mediante as orientações ministeriais) e elaboraram testes intermédios. O recurso ao Portefólio permitiu uma avaliação do processo e do produto final e revelou-se um eficaz meio de trabalho, permitindo a reescrita permanente e o aperfeiçoamento das várias competências linguísticas.

Relativamente ao Nível Avançado, as docentes deram um apoio directo às dificuldades decorrentes do Programa de 11º e 12º anos, desenvolvendo essencialmente a competência da Escrita, área considerada a mais deficitária. Refira-se que foi necessário redobrar o número de aulas de PLNM, a pedido dos alunos, para dar o necessário apoio, trabalho que foi executado pela docente Bela Menezes a título de oferta formativa à escola.
A coordenadora da disciplina cumpriu os seguintes procedimentos:
- fez um curso de Formação de Formadores de PLNM, ministrado por especialistas convidados pelo Ministério, na Universidade Nova de Lisboa (50 horas);
- deu formação a dois professores de PLNM desta escola (integrados nas turmas de Formação PLNM da DRE – Madeira);
- coordenou e produziu o material para a fase de diagnóstico; - coordenou a reunião geral com todos os alunos de PLNM de todos os anos lectivos;
- organizou as turmas;
-reuniu com os professores tutores para planificar e coordenar o trabalho;
- produziu alguns materiais de apoio;
- estabeleceu os necessários contactos com os coordenadores do Projecto a nível nacional;
- produziu o relatório final;

Não tendo ainda valores estatísticos apurados, poderemos referir que os alunos apoiados pelo PLNM tiveram sucesso na disciplina de Português com notas que oscilaram sensivelmente entre os 10 e os 14 valores.

Nenhum dos discentes de PLNM desta escola realizou o Exame Nacional de PLNM em 2008.

Mediante os resultados obtidos e cumprindo integralmente a legislação, a coordenadora de PLNM, tomou a iniciativa de apresentar ao Conselho Executivo o projecto de reestruturação da Disciplina para o ano lectivo de 2008-2009, visando uma maior rentabilidade de tempo e de recursos humanos, na perspectiva de poder abranger todos os alunos de Português Língua Não Materna na nossa escola.

A Escola Secundária Jaime Moniz também disponibilizou as suas instalações para que aqui fosse dada a formação em PLNM aos docentes de todas as escolas Básicas (2º e 3º ciclo) e de Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira, cursos que se realizaram entre 07 a 11 de Julho de 2008, da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação.

A coordenadora da Disciplina de PLNM:
Fátima Matos