quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PLNM 2009-2010




No presente ano lectivo, a Escola Secundária Jaime Moniz disponibiliza aos alunos cuja língua materna não é o Português a frequência das seguintes turmas de PLNM:




Em conformidade, as aulas de Português LNM devem ter como prioridade:

a) no nível de Iniciação
desenvolver a compreensão oral, fundamental para que o aluno possa acompanhar as aulas das diferentes disciplinas do currículo; garantir a aprendizagem do léxico e das estruturas fundamentais; e acrescentar-lhe progressivamente os termos técnicos, a sintaxe e as estruturas textuais próprias de cada uma das disciplinas.

b) no nível Intermédio
desenvolver as diferentes competências e assegurar uma progressiva confluência com os objectivos e conteúdos do programa de Português LM, designadamente no que toca ao domínio metalinguístico e metadiscursivo.

c) no nível Avançado
possibilitar o acompanhamento do currículo nacional, com vista a um progressivo desenvolvimento linguístico e conhecimento da literatura portuguesa.

PLNM- NÍVEL AVANÇADO - 2009-2010

PLNM - NÍVEL INICIAÇÃO - Turma B - 2009-2010














Os alunos de PLNM apresentam normalmente necessidades a vários níveis:

• linguístico – resultantes do desconhecimento total ou parcial da língua portuguesa e dos códigos culturais da sociedade de acolhimento a ela associados, com consequências tanto para as relações interpessoais e sociais, como para a aprendizagem nas restantes disciplinas;

• curricular – resultantes das diferenças de currículo entre o país de origem e o país de acolhimento, podendo constituir saberes insuficientes para o avanço das aprendizagens;

• de integração – resultantes das diferenças sociais e culturais entre o país de origem e o país de acolhimento, acrescendo, por vezes, condições sociofamiliares desfavorecidas.

in: Linhas Orientadoras para o trabalho inicial em Português língua não materna Ensino Secundário, DGIDC




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PLNM - NÍVEL INICIAÇÃO - Turma A - 2009-2010






A especificidade do trabalho com alunos que têm o português como LNM deve-se também ao facto de estes alunos constituírem um grupo heterogéneo sob diversos pontos de vista:

(1) etário: ao contrário do que acontece com a LM, em que o desenvolvimento cognitivo se faz a par do linguístico, no caso da aquisição de LNM, em geral, assim não acontece. Em conformidade, a selecção das actividades lectivas deve ter em consideração, tal como no caso da LM, não só a adequação destas à proficiência linguística do aluno, mas também à sua idade. Dito de outro modo: o professor deve assegurar-se de que as actividades propostas estão de acordo com o nível etário e linguístico do aluno.

(2) linguístico: a população que tem o português como LNM abrange alunos:
a) falantes de diferentes LM, umas mais próximas, outras mais afastadas do português, propiciando diferentes graus de transferência de conhecimentos linguísticos e de experiências comunicativas;
b) em diferentes estádios de aquisição;
c) que, fora da escola, o usam em maior ou menor número de contextos e com um grau de frequência desigual;
d) e que dispõem de diferentes capacidades individuais para discriminar, segmentar e produzir sequências linguísticas.

(3) cultural: diferentes hábitos de aprendizagem, bem como diferentes representações e expectativas face à escola.
A combinação de todos estes factores conduz a ritmos de progressão distintos.

in: Linhas Orientadoras para o trabalho inicial em Português língua não materna Ensino Secundário, DGIDC