tag:blogger.com,1999:blog-74243392140018000422024-03-13T13:36:32.127+00:00PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNAEscola Secundária Jaime MonizUnknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-80378810585552968602020-03-11T12:58:00.003+00:002020-03-11T12:58:42.082+00:00<a href="https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_b1_ff.pdf">Aprendizagens Essenciais para B1</a><br />Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-27231981327974733702020-03-11T12:58:00.000+00:002020-03-11T12:58:02.207+00:00<a href="https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a2_ff.pdf">Aprendizagens Essenciais para A2</a><br />Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-1975540571621904302020-03-11T12:34:00.001+00:002020-03-11T12:34:56.410+00:00<a href="https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a1_ff.pdf">Aprendizagens Essenciais para A1</a><br />Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-54012324179912903122013-03-06T11:08:00.003+00:002020-03-11T12:31:36.394+00:00PLNM - UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA, MULTICULTURAL E INCLUSIVA.<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">A crescente importância de uma abordagem multicultural na educação, que contribua para a configuração de um desenho universal da aprendizagem, à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, exige às escolas e, em particular, aos docentes de Português e de Português Língua Não Materna (PLNM) uma eficaz gestão e integração da diversidade dos saberes linguísticos e culturais de alunos oriundos de países estrangeiros, através de uma ação pedagógica diferenciada, colaborativa e inclusiva. </span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span></span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><br /></span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">
</span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">Tendo em conta a progressiva chegada à Escola Secundária Jaime Moniz de muitos alunos estrangeiros, sobretudo filhos de emigrantes madeirenses, cada um com um repertório linguístico e cultural único, torna-se imperioso promover, nesta escola secundária, um ensino diferenciado que possibilite uma mais rápida e eficaz inclusão destes alunos na comunidade educativa. </span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span></span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><br /></span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">
</span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">Assim, o ensino do Português Língua Não Materna constitui-se, presentemente, não só um estímulo às práticas pedagógicas diferenciadas em contexto de sala de aula, nas disciplinas de PLNM e de Português, como também uma base para a concretização de projetos inter e transdisciplinares no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span><br />
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<strong><span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">Objetivos da disciplina de PLNM na Escola Secundária Jaime Moniz:</span></strong></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span><br />
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">1. Desenvolver o domínio da língua portuguesa no âmbito da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), pela e para a igualdade, em conformidade com o direito à educação e no respeito pela manutenção da língua e da cultura de origem; </span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span></span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"><br /></span></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">
</span><br />
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;">2. Promover o sucesso escolar como forma de garantir, no âmbito de uma educação inclusiva, a igualdade de oportunidades aos alunos oriundos de países estrangeiros.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<br /></div>
<span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span><br />
<div>
<b><span style="font-family: "verdana" , sans-serif;"></span></b><br /></div>
<ol>
</ol>
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<h3 style="line-height: 150%; text-align: justify;">
</h3>
<br />
<br />Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-46738653090585068402009-03-05T17:17:00.004+00:002009-03-05T17:26:44.290+00:00DOCUMENTO ORIENTADOR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLNMUnknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7424339214001800042.post-59874022361138466792009-02-19T09:31:00.003+00:002009-02-19T09:36:08.994+00:00Despacho 30/2007Este é o despacho ministerial que cria a Disciplina de Portuiguês Língua Não Materna no Ensino SecundárioUnknownnoreply@blogger.com