quarta-feira, 6 de março de 2013

PLNM - UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA


O ensino a alunos que têm o português como língua não materna exige uma abordagem diferenciada relativamente ao trabalho realizado com alunos que têm o português como língua materna (LM). Enquanto língua segunda e ainda que, em alguns casos, o português seja usado pela comunidade em que o aluno se insere, ele é primordialmente usado na escola e veículo de escolarização. Esta é uma diferença fundamental que deve nortear práticas metodológicas e avaliação.
Assim, enquanto os objetivos do ensino a falantes de língua materna, logo desde os anos iniciais, estão centrados na reflexão metalinguística e metadiscursiva sobre produções literárias e não literárias, os objetivos do ensino de LNM devem centrar-se na compreensão e produção de unidades comunicativas.

Objetivo geral:

Oferecer condições equitativas para assegurar a integração efetiva dos alunos, cultural, social e académica, independentemente da sua língua, cultura, condição social, origem e idade.
 

Objetivos específicos:

  1. Dominar oralmente e por escrito a língua portuguesa como língua veicular;
  2. Desenvolver uma progressiva autonomia pessoal no âmbito escolar e social;
  3. Integrar efetivamente os alunos no currículo nacional e em qualquer nível ou modalidade de ensino;
  4. Promover o sucesso educativo e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e consciente.


In: Linhas Orientadoras para o trabalho inicial em Português língua não materna
Ensino Secundário, DGIDC